Avaliação histopatológica da influência da obturação do canal radicular no reparo da periodontite apical em animais: uma revisão sistemática

Edição V11N1  |  Ano 2021  |  Categoria: Artigo Inédito  |  Página 84 até 91

Autores

Marcos Vinicius COOK, Alena Ribeiro Alves Peixoto MEDRADO, Ronaldo Araújo SOUZA

Resumo

Introdução: A obturação do canal radicular tem sido considerada um fator decisivo no sucesso do tratamento endodôntico. Objetivo: O objetivo da presente revisão sistemática foi avaliar estudos em animais que utilizaram parâmetros histopatológicos para determinar a influência da obturação do canal radicular no processo de reparo da periodontite apical. Métodos: As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scielo, Science Direct e BBO, utilizando palavras-chave indexadas e não indexadas. Foram considerados artigos publicados no período de 2003 a 2019, e aplicados critérios de inclusão e exclusão para seleção dos artigos. Resultados: Cinco artigos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos para análise qualitativa na revisão sistemática. Conclusão: A obturação do canal radicular, no que diz respeito ao seu limite apical, pode influenciar o reparo da periodontite apical, quando há presença de bactérias remanescentes no interior do canal. O uso de cimentos endodônticos com propriedades antimicrobianas não foi efetivo na eliminação de bactérias residuais do canal radicular e na reparação completa da periodontite apical.

Palavras-chave

Obturação do canal radicular. Periodontite periapical. Cicatrização.

Como citar

Cook MV, Medrado ARAP, Souza RA. Histopathological evaluation of the influence of root canal obturation in the repair of apical periodontitis in animals: a systematic review. Dental Press Endod. 2021 Jan-Apr;11(1):84-91.

Compartilhar:

Artigos relacionados:

Publicação Oficial

Empresas Apoiadoras

Artigos em alta

Nenhum dado até agora.