Análise da agitação manual e agitação mecânica na remoção de detritos dentinários presentes em sulcos artificiais no canal radicular

Edição V12N2  |  Ano 2022  |  Categoria: Artigo Inédito  |  Página 44 até 50

Autores

Fabiola Bastos de CARVALHO, Hannah Barros SIMÕES, Maria Cristina Teixeira CANGUSSU, Luis Cardoso RASQUIN

Resumo

Introdução: Os detritos dentinários produzidos na instrumentação podem ser considerados clinicamente relevantes porque podem abrigar conteúdo microbiano não removido pelos procedimentos de desinfecção. Objetivos: Avaliar diferentes técnicas de agitação (agitação dinâmica manual, agitação com instrumento XP-Endo Finisher e irrigação ultrassônica passiva) na limpeza de detritos dentinários presentes em sulcos artificiais criados nas paredes do canal radicular. Métodos: 36 dentes humanos extraídos, unirradiculares, foram distribuídos em cinco grupos, de acordo com o protocolo de agitação: grupo controle negativo (GCN); grupo controle positivo (GCP); agitação dinâmica manual (ADM); irrigação ultrassônica passiva (PUI); e agitação com instrumento XP-Endo Finisher (XP). Após o preparo do canal radicular, os dentes foram clivados, com o objetivo de confeccionar um sulco longitudinal na parede interna vestibular dos canais radiculares para colocação de detritos dentinários. As amostras foram colocadas em mufla para realização dos protocolos de agitação. A avaliação da remoção dos detritos dos sulcos foi feita por meio de lupa estereoscópica. Resultados: Observou-se maior remoção dos detritos dentinários (p0,05) entre os grupos PUI e XP. Conclusão: Pode-se concluir que os protocolos que utilizaram a agitação mecânica (PUI e XP) se mostraram mais eficazes na remoção dos detritos dentinários dos sulcos artificiais no canal radicular do que a agitação manual.

Palavras-chave

Endodontia. Preparo de canal radicular. Irrigantes do canal radicular.

Como citar

Carvalho FB, Simões HB, Cangussu MCT, Rasquin LC. Analysis of manual agitation and mechanical agitation in the removal of dentinal debris present in artificial grooves in root canal. Dental Press Endod. 2022 May-Aug;12(2):44-50.

Compartilhar:

Artigos relacionados:

Publicação Oficial

Empresas Apoiadoras

Artigos em alta

Nenhum dado até agora.