Conhecimento e atitude dos endodontistas na interpretação de testes pulpares: estudo transversal baseado em questionários

Edição V12N2  |  Ano 2022  |  Categoria: Artigo Inédito  |  Página 9 até 16

Autores

Kavalipurapu Venkata TEJA, Sindhu RAMESH, Kaligotla Apoorva VASUNDHARA

Resumo

Introdução: A real vitalidade da polpa depende, principalmente, do suprimento sanguíneo, e não de uma resposta neural. Objetivo: Tomando esse conceito, o presente estudo avaliou o conhecimento e a atitude de endodontistas em relação à interpretação dos testes de sensibilidade pulpar para determinar a vitalidade da polpa. Material e Métodos: Um estudo transversal baseado em questionários foi realizado entre os endodontistas do estado de Tamil Nadu (Índia). O tamanho amostral foi determinado em 350. O questionário continha 16 perguntas fechadas, que foram aplicadas online, de forma aleatória, aos participantes. A análise dos dados foi feita usando estatística descritiva. Resultados: Ao analisar os dados, observou-se que 299 participantes preferiam utilizar testes de sensibilidade pulpar para o diagnóstico, enquanto apenas 3 participantes relataram usar o teste de vascularização da polpa. Apenas 87 participantes afirmaram que tanto a sensibilidade quanto a circulação sanguínea na polpa devem ser avaliadas para se determinar o real estado da polpa. A maioria dos participantes tinha conhecimento de que, no caso de dente traumatizado em que os vasos sanguíneos permanecem intactos, ocorre parestesia temporária. Conclusão: Esse estudo concluiu que os participantes têm conhecimento médio sobre a interpretação dos testes de vitalidade pulpar para determinar o real estado da polpa.

Palavras-chave

Polpa dentária. Diagnóstico. Pesquisas e questionários.

Como citar

Teja KV, Ramesh S, Vasundhara KA. Awareness and attitude on interpretation of pulp tests by endodontists: a questionnaire-based cross sectional survey. Dental Press Endod. 2022 May-Aug;12(2):9-16.

Compartilhar:

Artigos relacionados:

Publicação Oficial

Empresas Apoiadoras

Artigos em alta

Nenhum dado até agora.